sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Mulheres, como alcançar o shape desejado?

           Homens, tipicamente, não têm medo de adicionar peso aos seus exercícios. A maioria deseja ser mais musculoso. Essa é a principal razão que leva homens a praticarem musculação.
          Por outro lado, mulheres tendem a ter medo de usar cargas pesadas em seus treinos. Sua preferência é por afinar e tonificar. Porém, a razão pela qual a maioria das mulheres escolhe a musculação é controlar seus níveis de gordura corporal, o que é realizado adicionando mais músculos ao corpo. Em outras palavras, quanto mais massa muscular uma mulher possuir, mais alta será sua taxa metabólica basal (de descanso), o mecanismo de queima de calorias do corpo.
          Muitas mulheres possuem a impressão incorreta de que deveriam treinar diferentemente dos homens. Elas acreditam que com um maior número de repetições e com menor peso irão rapidamente ajustar o seu
físico, tornando-o mais magro e durinho. SÓ QUE NÃO! Pesos leves e muitas repetições não irão construir musculatura, e são inefetivos em construir massa magra e livrar o corpo da gordurinha indesejada.
          A mais rápida e efetiva forma para uma mulher modificar o seu corpo, ganhar massa magra e
perder gordura, é treinar pesado, com cargas altas e com intervalo de 6 a 12 repetições por série. Esse
tipo de treinamento constrói musculatura. Essa musculatura cria uma aparência magra.
          Nos últimos anos, mulheres frequentemente passaram fome para perder gordura. Isso não funciona porque, novamente, músculos são o que, visualmente, criam a aparência de um shape magro.
          Poderíamos, inclusive, dizer que um fator limitante para controlar gordura corporal e possuir um ótimo shape é a quantidade de musculatura que a pessoa carrega. Muitos de vocês, leitores, devem estar nesse momento percebendo que treinar com pesos é a melhor forma de perder a gordura e mantê-la longe para sempre. Músculos são metabolicamente ativos, quanto mais músculos tiver, maior a taxa metabólica. Quanto maior a taxa metabólica, mais calorias são queimadas e mais fácil se torna ficar magra.
        Fazendo uma análise numérica e mais detalhada do assunto, percebemos que os números tem potencial para serem, de certa forma, enganosos. A medida da porcentagem de gordura corporal informa qual a proporção entre gordura e músculo que seu corpo possui. A maioria que tenta alterar essa proporção enfatiza em perder gordura. A maioria das mulheres tenta alterar essa medida com dieta restrita. Uma mulher que pesa 60kg e possui 45kg de massa magra e 15kg de gordura possui uma porcentagem de gordura de 25%. Ela pode tentar alterar isso reduzindo a gordura corporal. Se perder 3kg de gordura, sua porcentagem de gordura será de 21% do seu peso total. No entanto, estamos sendo um pouco otimistas. Apenas fazer dieta, cortar calorias sem nenhum exercício, sempre faz com que o corpo perca além de gordura, músculos.           Geralmente uma pessoa em dieta que não faz exercício irá perder igualmente gordura e músculos. Para fins de argumentação, vamos ser generosos e assumir que essa pessoa perdeu 2x mais gordura do que músculos. Os 3kg perdidos serão 2kg de gordura e 1kg de músculos. Agora ela pesa 57kg, com 13kg de gordura e 44kg de massa magra. Isso deixa sua porcentagem de gordura corporal em cerca de 23%.                     Porém, uma perda de massa muscular causa uma redução da taxa metabólica, fazendo o corpo queimar menos calorias ao longo do dia. Quando o metabolismo diminui, se torna mais difícil queimar gordura.
          A melhor forma para queimar gordura é treinar com pesos para construir músculos. Adicionar músculos pode alterar a razão e a porcentagem de gordura corporal mais rápido do que com apenas dieta.
          Digamos agora que a mulher que pesava 60kg ganhou 3kg de massa muscular em um ano, sem reduzir calorias de sua dieta. Agora ela está com 63kg e sua gordura corporal diminuiu de 25% para 23%. No entanto, o real benefício permanente disso é que esses 3kg adicionais de músculos podem aumentar sua taxa metabólica de 65 a 80 calorias por dia. O equivalente a 20 minutos de caminhada