terça-feira, 28 de junho de 2016

Anticoncepcionais x Hipertrofia

Muitas mulheres queixam-se da dificuldade de ganhar massa muscular (mesmo seguindo dieta e treinando regularmente), da flacidez, celulite, retenção de líquidos, facilidade de ganhar e dificuldade de perder gordura. Se identificou?

Claro que uma má alimentação e vida sedentária causam isso tudo, mas hoje quero falar sobre um outro fator que pode estar ocasionando todos esses malefícios em seu corpo, os anticoncepcionais.

Esse tipo de medicamento está presente na vida de muitas mulheres em idade reprodutiva, pois é prescrito para diversos propósitos, além da inibição da ovulação, também é usado para controlar oleosidade da pele, síndrome de ovário policístico, entre outras funções.

O problema é que para regular esses aspectos, todo o eixo de hormônios sexuais acaba sendo afetado, e outros sintomas surgem. Muitos desses sintomas são agravados por maus hábitos alimentares, como deficiencia de nutrientes. que causam resistência a insulina.

O que eu aconselho é corrigir a dieta para controlar esses problemas secundários que o anticoncepcional resolve (como a oleosidade na pele), para que não seja necessário o seu uso visando esses fatores. E procurar a sua ginecologista para trocar o método contraceptivo por outro não hormonal, como o diu de cobre.

Para não ficar muito extenso, vou explicar brevemente como esse medicamento funciona.
Todo anticoncepcional hormonal, seja ele pílula, diu hormonal, ou outro, combinam um tipo de estrogênio com uma progestina, ambos sintéticos e, por isso, interpretados pelo corpo de uma forma diferente que os hormônios naturais produzidos pelo corpo (estrogenio e progesterona), o que leva a uma cascata de alterações hormonais. Apenas exemplificando, uma dessas alterações que mais afeta os resultados é o aumento do SHBG (Sex hormone binding globuline), uma globulina que se liga a testosterona livre (que estimula a hipertrofia), tornando ela inativa, e assim, reduzindo os ganhos musculares, aumentando a gordura corporal, reduzindo a libido e aumentando a fadiga física e mental. Lembrando que apesar do homem produzir uma quantidade muito maior, a mulher também produz testosterona. 

Quer saber como regular seus hormônios para otimizar seus resultados?
Agende uma consulta, pois essa é minha especialidade.