terça-feira, 11 de outubro de 2016

Jejum intermitente: Perda de gordura e metabolismo acelerado. Será?

Muito tem se falado ultimamente sobre esse tipo de dieta, e muitos pacientes têm me questionado sobre o assunto: jejum intermitente.
Existem diferentes protocolos, porém, todos consistem, basicamente, em um longo período de jejum, seguido por um curto período de alimentação. Por exemplo, jejuar por 16h e comer nas 8h restantes do dia, ou, mais radical, alternar 1 dia em jejum e outro comendo normalmente.

O objetivo principal? perder gordura e acelerar o metabolismo.

Confesso que quando ouvi falar desse método há alguns anos atrás, não dei crédito, pois vai totalmente contra os protocolos de alimentação fracionada, em curtos intervalos de tempo, que sempre prescrevi. Porém, vendo a imensa quantidade de pessoas que afirmam diversos benefícios, e, principalmente, considerando em termos científicos, resolvi reavaliar (já que a nutrição e o comportamento do corpo humano não são ciências exatas). Então, listo aqui alguns prós e contras desse método.

PRÓS
- É possível perder gordura mais rapidamente - A quantidade de calorias ingerida será menor. E os estoques de gordura serão atingidos mais frequentemente.(https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21410865)
- O sistema digestivo pode descansar
- Gera uma relação diferente da pessoa com a comida.
- aumento de GH (hormônio do crescimento)(https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC329619/)
- melhora da sensibilidade à insulina (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15640462)

CONTRAS
- Pode levar a distúrbios alimentares
- Para mulheres, pode causar mais malefícios do que benefícios. Estudos mostram que jejuar em dias alternados pode reduzir a tolerância a glicose, e arruinar o metabolismo. Outro estudo mostra que jejum intermitente pode trazer uma desregulagem hormonal e aumentar o stress (http://ajcn.nutrition.org/content/86/1/7.full)
- Eleva o nível de cortisol

Meu veredíto (a priori):

É um protocolo válido, e interessante. Possui bons pontos a favor e contra.
Não devemos tirar conclusões sem ao menos testar, nem excluir hipóteses por puro "achismo".
É um método que se aplica bem a pessoas com sobrepeso, que necessitam perder gordura, pois geralmente a situação hormonal dessas pessoas está bastante alterada. Porém, não é tão indicado para indivíduos magros e musculosos, que queiram manter sua musculatura ao máximo possível, pois o cortisol inevitavelmente trará quebra muscular.
Também deve-se avaliar o estado psicológico da pessoa. Se essa pessoa ja sofre, ou sofreu com distúrbios e compulsões alimentares, um período longo de jejum pode agravar a situação. Portanto, apenas para pessoas com a mente forte.

Estou aplicando em alguns pacientes meus, e pretendo testar em mim mesma. Logo farei outra postagem com os resultados.

Agende sua consulta

(51) 3222-5709 e 9175-0942
Rua Felipe Neri, 296, cj 102 - Auxiliadora