Parte das pessoas que lutam contra a balança já culpou o metabolismo ‘lento demais’ pela dificuldade de emagrecer. Algumas pessoas queimam calorias em ritmo mais rápido que outras. Veja porque isso acontece e aprenda a acelerar o metabolismo eliminando mais calorias e mantendo a boa forma.
O que é metabolismo?
Metabolismo é uma série de transformações que os nutrientes e substâncias químicas sofrem no nosso corpo. A síntese de substâncias chama-se anabolismo. Produz energia para mantê-lo funcionando. Da energia gasta em um dia, de 60% e 70% são usadas nas funções vitais: respirar, bater o coração, a temperatura corporal, etc. – metabolismo basal. De 10% a 12% do consumo são utilizados no gasto termogênico dos alimentos – cota que o corpo necessita para processar os alimentos ingeridos.
O metabolismo é influenciado por diversos fatores: genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Algumas pessoas gastarão mais ou menos energia do que outras; por isso, existem pessoas magras, comem de tudo e não engordam, outros lutam para perder alguns quilos a mais.
Fatores que afetam o metabolismo
Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente, e os outros 20% dependem de outros fatores.
Não podemos mudar a genética, mas podemos acelerar nosso metabolismo, como segue:
- Musculatura – Quanto mais músculos maior e mais veloz é o gasto calórico, independente do nível de atividade, idade, etc. Os músculos são tecidos vivos trabalhando, queimando calorias 24hs por dia.
- Alimentação – O excesso de açúcar deve ser evitado. O açúcar digere mais rapido que outros alimentos enganando o cérebro; sinaliza mais fome em pouco tempo. Também as farinhas de trigo brancas, refinadas. Alimentos gordurosos devem ser controlados e não reduzi-los demais, porque a deficiência deles diminui a produção de alguns hormônios, diminuindo o metabolismo. Nas refeições usar gorduras vegetais: nozes, castanhas, granola, girassol, azeite de oliva, etc.
- Tempo entre refeições – Quanto maior o tempo entre uma refeição e outra, mais lento é o metabolismo, ele diminui para poupar energia. Pular refeições, ficando muito tempo sem comer faz o corpo consumir seu próprio tecido muscular (catabolismo).
- Atividade física – Atividades físicas, exercícios aeróbicos e ginásticas localizadas ou musculação aceleram o metabolismo. O exercício regular transforma glicose e gordura em energia, sem precisar produzir insulina, que ajuda a engordar. A atividade física deve ser regular para uma ação metabólica contínua e alimentação adequada ao gasto calórico.
- Água -O corpo precisa de áqua para funcionar: transportar hormônios, vitaminas e minerais, facilitar o trânsito intestinal e eliminar toxinas. A falta de água desacelera o metabolismo. Beba de 8 a 10 copos por dia.
- Sexo – O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino. Homens tem mais massa muscular e menos gordura que as mulheres. É importante que mulheres não deixem de praticar atividades físicas para ajudar a desenvolver a massa muscular.
- Idade – A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento; pesquisas indicam que isso ocorre porque a pessoas tornam-se mais sedentárias, isso acarreta perda gradual de massa muscular. É importante ter um controle alimentar e prática regular de atividade física.
- Temperatura – Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido.
Agora você está mais informado sobre o tal de ”metabolismo”, consulte nutricionistas de confiança, melhore seus hábitos alimentares fique dentro das normas de qualidade e aprenda com um profissional de Educação Física, personal trainners, exercícios funcionais agradáveis no seu dia-a-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário