segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Medicamentos para emagrecer



“A Anvisa proibiu comercialização de anfepramona, femproporex e mazindol, restringindo ainda o uso de sibutramina. Além disso, os laboratórios que fabricam ou comercializam sibutramina terão que fazer acompanhamento de eventuais efeitos colaterais e comunicar a Anvisa no caso de ocorrências. As farmácias terão prazo de 60 dias para retirar os produtos proibidos do mercado. O relatório de 700 páginas produzido pela Anvisa aponta que os benefícios da perda de peso causados pela utilização da anfepramona, do femproporex e do mazindol não superariam os riscos, tais como problemas cardíacos. O relatório diz ainda que não há dados técnicos e científicos que comprovem a eficácia e segurança destas substâncias no controle da obesidade. Os inibidores de apetite atuam em uma região do cérebro conhecida como hipotálamo, que regula a sensação de fome e de saciedade.”

Como eu sempre digo: se esses medicamentos fossem tão benéficos, os níveis de obesidade não estariam aumentando abruptamente. O que mudará seu corpo é a mudança em seu estilo de vida. Isso se consegue por meio de alimentação adequada e atividade física. Ao invés de buscar uma consulta médica a fim de obter uma receita “milagrosa”, procure um nutricionista e um educador físico! Pare de enganar a você mesmo!

Espero que essa ação da ANVISA proíba médicos que prescrevem anorexígenos em conjunto com dietas prontas e inadequadas (sem considerar a individualidade biológica, muito menos atividade física), baseadas simplesmente em contagem de calorias. Com o uso de anorexígenos, realmente seu apetite será reduzido. Com isso, sua ingestão calórica será menor e consequentemente você reduzirá seu peso na balança. Mas e a qualidade da perda de peso? Perderá apenas gordura corporal ou grandes quantidades de massa muscular? E quando se parar com o uso do medicamento, visto que bons hábitos alimentares e de atividade física não foram introduzidos em sua rotina?

Tudo é um processo! Nada funciona por mágica! Não existe pílula que fará você atingir uma melhor forma física! O que existe é um processo que deverá ser iniciado o quanto antes!
Vamos começar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário