terça-feira, 1 de novembro de 2011

Beber líquidos durante as refeições é prejudicial?

Siiiiiiiiiiiiiiiiimm, prejudica e muito!!!

Vamos entender:
Quando bebemos muitos líquidos durante as refeições prejudica a digestão, pois dilui o suco gástrico. Essa diluição faz com que o pH aumente aí o corpo tem que  trabalhar mais para produzir maaais ácido para baixar o pH e ativar o pepsinogênio para completar a digestão. A conseqüência disso é a indigestão que resulta numa indisposição/cansaço.
O líquido dilui o suco gástrico do estômago, suco esse formado por ácido clorídrico, enzima digestiva – pepsinogênio/pepsina, muco gástrico e fator intrínseco.
O ácido clorídrico tem a função de reduzir o pH do estômago para deixá-lo ácido permitindo que a enzima digestiva seja convertida de pepsinogênio (desativada) para pepsina (ativada). O muco serve para proteger o estômago da ação do ácido e da pepsina, e o fator intrínseco serve para formar um complexo com a vitamina B12 para que essa possa ser absorvida.
Além disso, o alto volume de líquido dilata o estômago. Um dos sinais para o cérebro entender que está saciado é o tamanho desse órgão. Se você costuma dilatar muito ele o cérebro entende que fica saciado somente quando o estômago chega naquele alto volume.

No almoço e no jantar tudo bem, o volume de comida é alto, porém as outras refeições o volume é menor fazendo com que a pessoa sinta fome o dia inteiro e conseqüentemente come mais.
O excesso de líquido no estômago dificulta a digestão podendo levar a uma gastrite!
NOTA: a saliva tem secreção levemente alcalina que junto com água e sais de glicoproteínas (mucina) são LUBRIFICANTES e ainda possuem ação de anticorpos. Além disso, possui enzimas digestivas para a digestão de carboidratos – por isso o açúcar derrete na boca.
Outra enzima presente na saliva é a lisozima que quebra a mureína - parte das paredes das bactérias.
A água ou o suco não contêm essas substâncias, por isso não substitui a salivação que é ativada pela MASTIGAÇÃO!

Um dos fatores que influenciam a pessoa a tomar muito líquido durante a refeição é o ato de NÃO mastigar, assim a pessoa toma líquido para EMPURRAR a comida. 

Pessoal, o estômago NÃO têm dentes! Imagina uma bexiga tendo que quebrar as fibras da carne somente fazendo movimentos de contração? Não dá né!!
Por isso é importantíssimo mastigar bem, pois além de produzir saliva que facilita o transporte dos alimentos da boca para o estomago, facilita o trabalho de digestão em todo o resto do tubo digestório.
Também não adianta tomar o líquido logo antes ou logo após as refeições, o  intervalo entre o consumo de líquido e a refeição deve ser: Antes +/- 30minutos, Após +/- 60 minutos! 

Bom, sempre é tempo de corrigir nossos maus hábitos e prevenir doenças.. Cuidar da sua saúde hoje é o melhor plano de saúde que existe, não espere ficar doente para cuidar de você!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário