quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Polifenóis: Diminuem o acúmulo de gordura no organismo e Combatem os radicais livres


Vocês sabem o que o chá verde, o vinho tinto, o café, o cacau, e a maçã tem em comum?
Todos são ricos em polifenóis!
Os polifenóis são substâncias naturais que ajudam a promover um melhor funcionamento dos vasos sanguíneos, protegem as células dos efeitos dos radicais livres e agora pesquisas revelam que diminuem o acúmulo de gordura no organismo.
Os polifenóis lutam contra a adipogênese (desenvolvimento de células de gordura), induzindo a lipólise, que é o processo de quebra de moléculas de gordura. Com a lipólise é possível perder gordura localizada, pois sua ação se dá de maneira uniforme pelo corpo. Quanto mais diversificadas forem as fontes de polifenol que você ingerir, melhor será o efeito. Os polifenóis existem no reino vegetal e tem a função de defender as plantas, devido seu poder antioxidante e antibiótico. São eles que protegem os vegetais dos ataques físicos como o dos raios solares (ultravioletas) e dos ataques biológicos como os dos fungos, dos vírus e das bactérias.

Os polifenóis do cacau ocorrem em grande concentração e tem atividade antioxidante maior que o brócolis, vinho tinto ou espinafre. Procure os chocolates com maiores quantidades de cacau na receita, garantindo melhores performances dos nutrientes. Mas fique atento ao seu alto teor calórico e consuma observando as calorias provenientes de outras fontes.

Maçãs também são ótimas fontes de polifenol. Além disso, ainda têm o potencial para reduzir crises alérgicas pelo bloqueio da liberação de histamina, uma substância irritante que causa inflamação e coceira. A fruta ainda tem poderes antiiflamatórios, antioxidantes e uma ampla gama de outros benefícios à saúde, incluindo a proteção das células do cólon, a prevenção da perda óssea, redução do colesterol, redução do risco de desenvolver alguns cânceres, doenças cardiovasculares, asma e diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário