quinta-feira, 29 de março de 2012

Quais os benefícios da Creatina?

Creatina é uma substância produzida pelo corpo, fabricada a partir de três aminoácidos: glicina, arginina e metionina. O fígado é o principal órgão capaz de sintetizar a cretina, seguido por rins e pâncreas.
É obtida pela alimentação, através da ingestão de carnes vermelhas e peixes, além de outros alimentos (em menos quantidade).
Também pode ser obtida pela suplementação, principalmente para a prática de atividade física.
Cerca de 95% da creatina no corpo é armazenada no músculo esquelético. A suplementação serve para complementar os estoques endógenos de creatina.

Como funciona?
A creatina tem um papel importante no contração muscular, servindo como uma reserva de energia que será utilizada em atividades físicas de curta duração, alta intensidade e com curtos períodos de recuperação.
Dentre os efeitos da suplementação está o aumento de reservas musculares de creatina, aumento do volume muscular e aumento da resistência a fadiga muscular. 

O melhor momento para ingeri-la é  logo após o termino da atividade física junto com carboidratos de alto índice glicêmico, ex: malto, dextrose, waxymaize, pois é nesse momento que os músculos precisam se recuperar do longo esforço feito durante o treino. A creatina possui uma característica especial, pois ela é a principal molécula de ressíntese de ATP, o que significa que quando sua concentração é aumentada pela suplementação, a ressíntese de ATP é mais eficiente e a recuperação mais rápida.


Quantidade a ser utilizada?
  Nos primeiros 5 dias de uso, faça uma saturação de creatina, com 20 gramas por dia. Tomar 1 colher de chá cheia (5 gramas) 4 vezes ao dia, de manhã, ao meio dia, à tarde e à noite. Misturar com 250 ml de água ou suco e mexer até dissolver.
A partir do sexto dia de uso, fazer uma manutenção da seguinte forma, quando treinar tomar 1 (uma) medida (colher de chá) após o treino; quando não treinar tomar uma medida durante o dia (qualquer horário).


Estudos
Apresentaram os seguintes benefícios:  potencialização na redução de gordura corporal, aumento na massa muscular magra, melhora na performance, aumento nos níveis de energia e de força. Além disso, a creatina proporcionou mais disposição para malhar e ânimo no dia a dia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário