terça-feira, 8 de maio de 2012

Cafeína anula os efeitos ergogênicos da creatina

Creatina é uma substância encontrada principalmente no músculo esquelético na forma livre ou fosforilada e tem função na regulação e na homeostase do metabolismo energéticos muscular. Acredita-se que a manutenção das concentrações de fosfocreatina no músculo esquelético é importante para a melhora da performance de atletas. Alguns estudos mostram que o aumento da concentração de fosfocreatina no músculo melhora o
desempenho de atletas. O mecanismo pelo qual a suplementação com creatina, poderia
ter efeitos ergogênicos potenciais consiste em um aumento do conteúdo muscular de creatina e fosfocreatina, o qual permitiria um aumento na velocidade de ressíntese de ATP, uma diminuição da fadiga muscular e uma melhor recuperação durante exercícios repetidos de alta intensidade.

Estudos que relacionam o consumo de creatina juntamente com cafeína relatam que a cafeína anula os efeitos da creatina e os benefícios trazidos por ela, mesmo que a cafeína não esteja sendo ingerida na forma de suplemento e sim com alimentos que contenham cafeina na sua formulação como: café, refrigerante tipo cola, guaraná alguns tipos de chá e outros energéticos. 2,5mg/kg são suficientes para anular os efeitos da creatina, em medidas caseiras isso equivale a 1 xícara de café de 150ml ou 500ml de refrigerante tipo cola.
A suplementação de creatina + cafeína eleva os estoques de creatina livre e fosforilada, mas o desempenho só melhora na administração de creatina isolada. Pois, a cafeína inibe a ressíntese de Fosfocreatina durante a recuperação, diminuindo a ressíntese de ATP e prejudicando a contração muscular. Também aumenta o tempo para ocorrer o relaxamento muscular quando usada de forma aguda em exercícios de contração intermitente, mas não foi visto esse mesmo efeito quando a cafeína foi administrada a curto prazo ou seja, a cafeína mantinha os músculos contraídos durante mais tempo quando era administrada ao longo de alguns dias, mas o fato de ter ingerido a mesma concentração apenas 1 vez a cerca de 20hs antes do exercício não interferiu no tempo de relaxamento muscular.
Outro estudo mostrou que a alta concentração de creatina diminuía o tempo de recuperação entre as séries de exercícios, mas ao administrar 5mg/kg de cafeína durante 3 dias antes dos testes fez com que a cafeína facilitasse a liberação de Cálcio para o retículo sarcoplasmático das fibras em questão, mantendo a musculatura contraída durante mais tempo, aumentando o consumo de ATP, retardando o relaxamento muscular e aumentando o tempo para o relaxamento.


Fica claro que fontes de cafeína devem ser evitadas durante o período de suplementação de creatina objetivando melhora do desempenho esportivo.


Busque orientação especializada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário