quarta-feira, 30 de maio de 2012

Nutrição: Uma boa aliada nos distúrbios estéticos


A busca pela beleza está cada vez mais em evidência na sociedade e na mídia atual. Ferramentas que dão suporte para um padrão de imagem corporal sem celulites, sem gordura localizada e por músculos cada vez mais turbinados. Estes fatores, alimentam a expectativa de conquistar um corpo perfeito, aliado ao hábito de fazer dietas, o apelo por produtos dietéticos e por novidades que surgem no mercado que prometem potencializar estes resultados no organismo.
A idealização pela estética, influencia o comportamento das pessoas atrás de um modelo de beleza, que de forma indireta considera a aparência uma aliada para  alcançar a felicidade e o sucesso, o que de certa forma não deixa de ser verdade, já que uma boa aparência física melhora a auto-estima e o poder de confiança das pessoas.
Com isso a procura por uma alimentação saudável vem crescendo, mas além de adquirir hábitos  saudáveis, há alternativas na nutrição que otimizam melhores resultados na dieta e na prática esportiva. Veja como dar um empurrãozinho para melhorar:

Flacidez:
Para prevenir a flacidez da pele é importante um aporte de energia necessária para a preservação da massa magra, assim como obter um ingesta adequada de vitamina C e proteína. A gelatina, popularmente indicada para este fim, possuí em parte sua contribuição, pois a presença de alguns aminoácidos (lisina e prolina) ajudam na formação de colágeno, porém para aumentar a biodisponibilidade desses nutrientes pelo organismo, recomenda-se  o uso da gelatina hidrolizada ou o colágeno em pó, pois a presença de corantes e edulcorantes artificiais presentes na gelatina comum, são substâncias que “sugam” os nutrientes no organismo.

Celulite:
Problemas circulatórios e alterações no tecido adiposo em geral, favorecem para que a celulite apareça. Os alimentos que colaboram no tratamento e na prevenção da celulite são aqueles que fornecem fitoquímicos, ou seja substâncias funcionais que auxiliam na regulação dos fatores predisponentes e reparam as alterações já sofridas pelo tecido. Existem nutrientes que podem ajudar no restabelecimento do tecido, reduzir o inchaço e ainda ativar a queima de gordura. Além disso, os nutrientes auxiliam na eliminação de toxinas, que congestionam os tecidos.
Uma boa dica é aumentar o consumo de alimentos ricos em silício, pois este nutriente contribui no fluxo de nutrientes e ajuda a liberar as toxinas. Lembrando que a ingestão de água, também é fundamental neste processo.

Envelhecimento:
O envelhecimento é um processo multifatorial associado com a degeneração progressiva das funções biológicas agregado a um aumento da suscetibilidade à doenças. O envelhecimento da pele inclui causas genéticas, hormonais, nutricionais, tabagismo e o acúmulo de radiação solar, sem proteção acumulado durante a vida.
Vitaminas e minerais antioxidantes (Vitaminas A,D, E e C, selênio, magnésio e zinco) protegem contra o estresse oxidativo, que gera o envelhecimento e a morte celular, ou seja contribui para o aparecimento de rugas.
Estudos apontam que a alta ingesta de vitamina C e ácido linoleico está associado com a baixa prevalência de rugas, enquanto que a alta ingestão de carboidratos e gorduras pode colaborar com o envelhecimento da pele.
A coenzima Q10 desempenha papel fundamental  na geração de energia celular, além de ser antioxidante, porém após os 35 anos de idade a produção de Q10 caí e com isso as células não desempenham suas funções de forma adequada e ficam mais suscetíveis as agressões.

Além de aumentar o consumo de determinados alimentos, tais substâncias citadas neste artigo, também podem ser suplementadas. Procure um nutricionista capacitado, a fim de que ele possa indicar e equilibrar uma alimentação ou composto específico para as suas desordens nutricionais e estéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário