sábado, 19 de novembro de 2016

Emagrecer: Muito mais que um fator de estética

MUITO MAIS DO QUE ESTÉTICA, fazer dieta e atividade física para emagrecer estão totalmente relacionados a ter uma vida com saúde, leia mais:

O Tecido Adiposo (TA) não é apenas um local de armazenamento de energia em forma de gordura, ele possui um importante papel como órgão endócrino. Isso acontece por sua função secretora (produz e descarta).

O TA é responsável pela secreção de fatores anti-inflamatórios e pró-inflamatórios chamados de adipocinas, vale lembrar que o obeso vive em estado inflamatório.

Vamos ressaltar algumas dessas adipocinas: Leptina, produzida pelo próprio TA, tem um papel importante no controle da ingestão calórica, agindo na redução do apetite; Resistina e sua relação com resistência à insulina; entre outras como a Adiponectina, a AMPK, a Apelina, a Vaspina, etc... Vamos nos ater neste momento às 3 Citocinas pró-inflamatórias.

TNF-Alpha (Fator de necrose Tumoral Alfa) – Ele age tanto no TA como no Fígado, suprime genes responsáveis pelo metabolismo de glicose e oxidação de Ácidos Graxos (AG), aumenta a expressão de genes responsáveis pela síntese do colesterol e AG. Em resumo: dificulta a quebra e utilização de gordura como fonte de energia para o corpo e aumenta a produção de colesterol e gordura. Fortemente ligado ao aparecimento de Hipertensão, Artrite, Lesões Endoteliais e problemas de Coagulação, etc.

Interleucina-6 (IL-6) – Sua maior liberação ocorre no TA visceral (cerca de 3x mais), níveis elevados de IL-6 estão altamente relacionados à resistência à insulina e doenças cardiovasculares. O hormônio insulina ajuda a manter o controle do volume de açúcar (glicose) no sangue. A resistência à insulina faz com que as células do corpo não respondam normalmente a esse hormônio. A glicose não é absorvida pelas células com a mesma facilidade, causando acúmulos no sangue. Ocorre um bloqueio na utilização de gordura corporal como fonte de energia, dificultando o emagrecimento e se não tratada pode levar à diabetes do tipo 2.

Proteína C reativa (PCR) – altamenteestimulada pela IL-6 por via hepática, podendo elevar em até 4 vezes os riscos de doença cardiovascular e diabetes

Visto isto, o mais importante é saber que educação alimentar e prática regular de exercícios fisicos agem positivamente nestes fatores, então deixe de frescura, comece agora uma nova fase na sua vida, com muito mais saúde.

Emagrecer é ser saudável e não apenas ter um corpo sarado.

Charline Tormen
Nutricionista Esportiva
(51) 3222-5709 e 9175-0942
Rua Felipe Neri, 296, cj 102 - Auxiliadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário