sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Índice Glicêmico afeta seu resultado?


Muito se fala sobre o índice glicêmico (IG) dos carboidratos.
Pessoas que querem emagrecer sofrem na hora de cortar os carboidratos de alto IG, como o pão branco e a massa, por exemplo.
Por outro lado, pessoas que querem ganhar massa muscular também entram em um dilema, pois não querem ganhar nem uma grama de gordura nos períodos de ganho, e acabam não querendo consumir esse tipo de alimento, pela sua má reputação.
Porém, ambos os casos podem e devem consumir carboidratos de alto IG, desde que sigam alguns cuidados. E é sobre isso que vou falar hoje.
O índice glicêmico é uma escala que mede a velocidade que 100g de um alimento entram na corrente sanguínea, e foi inicialmente criada para diabéticos administrarem suas doses de insulina.
Sim, é fato comprovado que alimentos com alto IG quebram-se em açúcares mais rapidamente, e elevam a glicemia no sangue, ocasionando picos de insulina e, por consequência, podem levar ao acúmulo de gordura. Porém, isso pode ou não ocorrer, dependendo do momento, da quantidade e da forma como eles são consumidos.
Não é aconselhável que se consuma esses alimentos de forma isolada, mas acompanhados de algum alimento que reduza o IG, como a proteína, ou outro alimento mais fibroso, como vegetais. Deve-se cuidar, porém, para não associar com gorduras, apesar de as gordura reduzir o IG do alimento, ela se deposita mais facilmente no tecido adiposo, e com a insulina alta, isso acontece (ex: sorvete e pizza).
Em relação a quantidade, obviamente que tudo que for consumido em excesso acabará tendo uma parte que se converterá em estoque de gordura, portanto, bom senso na hora de comer, é essencial.
Quanto ao momento que deve ser ingerido, existem momentos do dia em que nosso corpo precisa de um estímulo maior de insulina, para bloquear os hormônios catabólicos.
Os carbos de alto indice glicêmico são ótimos para disparar o mecanismo de reconstrução muscular pós-treino e para repor o estoque de glicogênio, e devem ser utilizados nesse momento para quem deseja otimizar o ganho muscular. Após um treino de alta intensidade, os receptores de insulina dos músculos estão mais sensíveis, e tem-se um maior acumulo de glicogênio, o que deixa o músculo maior e mais rígido.
Portanto, para quem deseja ganhar musculatura, carbos são de vital importância, e se não consumi-los, não atingirá os ganhos que deseja.
Quer mais dicas como essa?
Curta minha página, me siga no face e no instagram, e você receberá em primeira mão os artigos que escrevo aqui semanalmente.
Nutrição autêntica e inteligente.
Quer atingir o shape desejado?
Marque sua consulta e não deixe a vergonha prejudicar o seu verão.
Charline Tormen
Nutricionista Esportiva
(51) 3222-5709 e 9175-0942
Rua Felipe Neri, 296, cj 102 - Auxiliadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário