Muitos estudos têm mostrado a importância dos alimentos e sua relação com a estética. Alimentos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes atuam na fotoproteção da pele, atenuam rugas, manchas e outras marcas do envelhecimento, melhoram o aspecto da celulite, flacidez e acne, pois promovem o equilíbrio e a função adequada do organismo.
Fatores como idade, tabagismo, consumo de álcool e exposição às radiações solares são responsáveis pelo processo de envelhecimento da pele. Porém, uma das principais razões apontadas pelos pesquisadores como responsável por esta ação é o desequilíbrio do mecanismo de defesa antioxidante, que diminui a capacidade de combater o excesso de radicais livres. A produção excessiva destes radicais danifica as células, promovendo alterações na função e aparência da pele.
A carência de nutrientes, como vitaminas A, C, E, e minerais como selênio e zinco, pode acelerar o envelhecimento cutâneo. Os polifenóis e flavonoides presentes em alimentos como chá verde, suco de uva, morango, maçã, cebola, brócolis, nozes e sementes atuam na fotoproteção da pele. Já alimentos ricos em vitamina A (abóbora, manga, brócolis, cenoura, salsa, gema de ovo, mamão); vitamina C (acerola, caju, manga, goiaba, morango, salsa, couve); vitamina E (grãos de cereais e seus óleos, azeite, azeitona, peixes, ovos); minerais como selênio (castanha do Brasil, nozes, tomate, lentilha) e zinco (cereais integrais, banana, castanha do Brasil, amêndoas, nozes, feijões, grão-de-bico, carnes magras) também promovem a saúde e beleza da pele.
A acne é um problema de predisposição genética e tendência hereditária onde a manifestação depende da presença de hormônios sexuais, podendo atingir adolescentes e adultos com distúrbios hormonais. Estudos demonstraram que a carência de ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais auxiliam no desequilíbrio hormonal, favorecendo o aparecimento da acne. Portanto, uma dieta rica em ácidos graxos essenciais (sementes de girassol e linhaça), vitaminas A, C, B6 (lentilha, banana, aveia, cereais integrais), e minerais como zinco, selênio (castanhas, nozes, cereais integrais) e cromo (carnes, cereais integrais, nozes), atuam na prevenção e tratamento da acne.
Outro problema muito comum é a celulite. Diversas causas, como efeito tóxico da constipação, acúmulo de líquido corporal, aumento da permeabilidade capilar, insuficiência linfática e desequilíbrio hormonal podem contribuir para o aparecimento da celulite. A chamada “alimentação ocidentalizada”, rica em cereais refinados, açúcares, lipídeos, sal e com poucos alimentos in natura, contribui para o aparecimento ou agravamento do problema.
A ingestão de alimentos ricos em fibras e flavonoides, silício (aveia, feijão), vitaminas B6, B12 (carnes, ovos, peixes), ácido fólico (folhosos verde-escuros, feijão) e uso de prebióticos e probióticos, auxilia no manejo da celulite, pois atuam como anti-inflamatórios, na síntese de colágeno e reestruturação dos tecidos, auxiliam na eliminação de toxinas, melhoram o funcionamento intestinal e atuam na microcirculação, reduzindo a permeabilidade capilar.
Para finalizar, devemos ressaltar a importância da ingestão da água, muitas vezes esquecida, porém com papel fundamental na hidratação da pele e bom funcionamento intestinal, refletindo na melhora dos problemas relacionados acima. A orientação do nutricionista de forma individualizada também se faz necessária, a fim de identificar as causas nutricionais e promover o melhor tratamento.
* Texto elaborado pela Dra. Renata Lemos Fetter.