quarta-feira, 31 de agosto de 2011

31 DE AGOSTO!!!! DIA DO NUTRICIONISTA!!!!





"Nenhuma outra profissão reúne tão bem a vida, a natureza e o equilíbrio quanto a Nutrição. Por ela, trabalhamos todos os dias para levar à mesa uma diversidade de cores, de nutrientes, fazendo valer o sagrado direito de saciar a fome com qualidade. 
É por isso que a Nutrição pode ser traduzida como uma declaração de amor constante ao ser humano!"




PARABÉNS NUTRICIONISTAS!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

NÃO PERCA TEMPO!!! PERCA PESO

Certamente quando você vê aquela garota que frenqüenta a academia com roupas coladas marcando o corpo cheio de curvas e todo durinho você pensa: Nossa!!! queria ser assim também!!! Pois é, e você pode.. a diferença entre você e a moça do corpo durinho é que ela se dedica mais que você, ela tem um compromisso em manter o corpo bonito e segue muito feliz assim.. porque ela sabe que o resultado é proporcional ao esforço, ela faz e acontece!!!

Tudo bem que algumas mulheres já nascem privilegiadas pelo fator genético, conseguem alcançar naturalmente um corpo bonito com um pouco menos de dedicação, porém a manutenção terá que ser comum para todas.
O primeiro passo para quem quer começar um trabalho correto é compreender um pouco seu corpo, seus fatores biológicos individuais, detalhes que serão importantes para determinar o seu objetivo, estabelecer metas compatíveis, não adianta deslumbrar um ideal longe das suas possibilidades físicas, não falo que é impossível, porém os processos de desenvolvimento serão determinantes no resultado.
A disciplina na alimentação é a base de tudo.. mais dificil que ter disciplina nos treinos é ter disciplina na alimentação.. Pense em desenvolver seus objetivos de forma consciente e não tenha medo de investir, contratar profissionais realmente qualificados que te mostre referências, resultados nítidos e trabalho com qualidade. Com metas e objetivos claros, será fácil alcançar os resultados. Dedicação e tempo serão aspectos importantes no resultado final sempre!!!
Não acredite em dietas milagrosas, se você realmente quer um corpo bonito pra sempre, terá que se dedicar para sempre, ao contrário nem comece, não acredite em profissionais que prometem transformações "pra ontem".
Querer estar cada vez mais bonita é certo, é merecido, mas sempre colocando em primeiro lugar sua saúde.. pois é ela que vai te acompanhar até o fim da vida!!!!
Cuide-se!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DIETA DA PELE PERFEITA


Apesar dos recursos da cosmetologia e tratamentos estéticos de última geração, estas estratégias fazem pouquíssima diferença se a alimentação não suprir o organismo da matéria-prima de que precisa para: recuperar a pele das agressões externas; combater os radicais livres (que aceleram o envelhecimento) e ainda produzir colágeno (que dá sustentação ao tecido cutâneo.) Para ajudar a prevenir e tratar os problemas de pele mais comuns é fundamental garantir um bom aporte de vitaminas e minerais. Ou seja, a beleza se conquista mesmo de dentro para fora!

Alimentos-chave (mexerica, melancia, brócolis, semente de girassol, morango, noz-pecã, cebola roxa, tomate, aveia, castanha do Brasil, Semente de linhaça e mamão papaia) que ajudam a combater problemas como acne, celulite, estrias, rugas, entre outros. 

De uma maneira geral, a alimentação não deve ser baseada somente nestes alimentos, pois sabemos que quanto maior a variedade, maior será a oferta de diferentes nutrientes é preciso incluir outros alimentos fontes do nutriente em questão, enfatizando a necessidade de uma dieta variada e equilibrada, fugindo da ideia de alimentos unicamente “milagrosos”.
Muitos estudos têm mostrado a importância dos alimentos e sua relação com a estética. Alimentos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes atuam na fotoproteção da pele, atenuam rugas, manchas e outras marcas do envelhecimento, melhoram o aspecto da celulite, flacidez e acne, pois promovem o equilíbrio e a função adequada do organismo.
Fatores como idade, tabagismo, consumo de álcool e exposição às radiações solares são responsáveis pelo processo de envelhecimento da pele. Porém, uma das principais razões apontadas pelos pesquisadores como responsável por esta ação é o desequilíbrio do mecanismo de defesa antioxidante, que diminui a capacidade de combater o excesso de radicais livres. A produção excessiva destes radicais danifica as células, promovendo alterações na função e aparência da pele.
A carência de nutrientes, como vitaminas A, C, E, e minerais como selênio e zinco, pode acelerar o envelhecimento cutâneo. Os polifenóis e flavonoides presentes em alimentos como chá verde, suco de uva, morango, maçã, cebola, brócolis, nozes e sementes atuam na fotoproteção da pele. Já alimentos ricos em vitamina A (abóbora, manga, brócolis, cenoura, salsa, gema de ovo, mamão); vitamina C (acerola, caju, manga, goiaba, morango, salsa, couve); vitamina E (grãos de cereais e seus óleos, azeite, azeitona, peixes, ovos); minerais como selênio (castanha do Brasil, nozes, tomate, lentilha) e zinco (cereais integrais, banana, castanha do Brasil, amêndoas, nozes, feijões, grão-de-bico, carnes magras) também promovem a saúde e beleza da pele.
A acne é um problema de predisposição genética e tendência hereditária onde a manifestação depende da presença de hormônios sexuais, podendo atingir adolescentes e adultos com distúrbios hormonais. Estudos demonstraram que a carência de ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais auxiliam no desequilíbrio hormonal, favorecendo o aparecimento da acne. Portanto, uma dieta rica em ácidos graxos essenciais (sementes de girassol e linhaça), vitaminas A, C, B6 (lentilha, banana, aveia, cereais integrais), e minerais como zinco, selênio (castanhas, nozes, cereais integrais) e cromo (carnes, cereais integrais, nozes), atuam na prevenção e tratamento da acne.
Outro problema muito comum é a celulite. Diversas causas, como efeito tóxico da constipação, acúmulo de líquido corporal, aumento da permeabilidade capilar, insuficiência linfática e desequilíbrio hormonal podem contribuir para o aparecimento da celulite. A chamada “alimentação ocidentalizada”, rica em cereais refinados, açúcares, lipídeos, sal e com poucos alimentos in natura, contribui para o aparecimento ou agravamento do problema.
A ingestão de alimentos ricos em fibras e flavonoides, silício (aveia, feijão), vitaminas B6, B12 (carnes, ovos, peixes), ácido fólico (folhosos verde-escuros, feijão) e uso de prebióticos e probióticos, auxilia no manejo da celulite, pois atuam como anti-inflamatórios, na síntese de colágeno e reestruturação dos tecidos, auxiliam na eliminação de toxinas, melhoram o funcionamento intestinal e atuam na microcirculação, reduzindo a permeabilidade capilar.
Para finalizar, devemos ressaltar a importância da ingestão da água, muitas vezes esquecida, porém com papel fundamental na hidratação da pele e bom funcionamento intestinal, refletindo na melhora dos problemas relacionados acima. A orientação do nutricionista de forma individualizada também se faz necessária, a fim de identificar as causas nutricionais e promover o melhor tratamento.
* Texto elaborado pela Dra. Renata Lemos Fetter.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

AÇÚCAR - UM VENENO PARA A SAÚDE


Docinho, porém nada inofensivo: açúcar pode causar várias doenças

A maioria das pessoas, quando lembra dele, chega a ficar com água na boca. O doce do açúcar, irresistível ao paladar, parece ser uma fonte inesgotável de alegria. Porém – assim como outros alimentos, como os gordurosos – podem trazer sérios danos ao organismo se consumidos em excesso. E os brasileiros dão um péssimo exemplo de descontrole. Os níveis de consumo da substância são considerados muito acima do aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda que 10% de toda a ingestão calórica em um dia seja de açúcar. Consumimos, por ano,17% – quase 63 quilos anuais, às vezes de forma imperceptível ou inconsciente, como em refrigerantes e produtos industrializados. 

Alguns estudiosos o consideram um veneno, como o endocrinologista Robert Lusting, da Universidade da Califórnia.

— Açúcar é veneno. Deveria ser considerado tão ruim e viciante quanto o cigarro e o álcool. As pessoas comem doce em todas as refeições. Deveriam fazer isso uma vez por semana — afirma.

Lustig tornou-se conhecido fora do círculo acadêmico depois que o vídeo Sugar: the bitter truth (Açúcar: a verdade amarga) foi postado no YouTube, ainda em 2009. Desde então, mais de 1 milhão de pessoas assistiram à aula de 1h26min pela internet. O principal argumento do especialista é que a forma como o açúcar é metabolizado pelo organismo o torna muito perigoso. O açúcar de cana, tão popular no Brasil, é tecnicamente chamado de sacarose. Quando digerido, ele se transforma em glicose e frutose. Excesso de glicose é ruim, mas excesso de frutose parece ser muito piora frutose derivada do açúcar de cozinha e a frutose ultraconcentrada usada no xarope de milho que adoça os refrigerantes são metabolizadas primeiro (e rapidamente) pelo fígado. Ele passa a trabalhar demais, o que pode levar a um fenômeno chamado de resistência à insulina. Ou seja: o fígado deixa de ser capaz de atuar na redução de glicose no sangue. As consequências para a saúde vão do diabetes tipo 2 à impotência sexual.


Porém, não é apenas a soma de quilos a mais na silhueta que o abuso do alimento provoca. O branquinho irresistível, ao contrário do que se pensa, não induz à diabetes: é a obesidade que leva a este e a outros males. Seu uso exagerado aumenta o valor calórico das dietas e propicia o ganho de peso, que pode predispor a doenças, como hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.


Mudando o paladar

Para ter uma convivência pacífica entre o açúcar, a saúde e a silhueta esguia, a solução é procurar escolhas saborosas e similares para fazer a substituição. O açúcar mascavo é uma troca interessante, pois é considerado mais saudável do que o tradicional, por não levar adição de produtos químicos durante o processo de refino. Há também o açúcar light, com o diferencial de possuir um tipo de adoçante não calórico no seu preparo.

Outra alternativa é o açúcar orgânico, sem uso de adubos nem fertilizantes químicos, assim como o mel, enriquecido de vitaminas e minerais. Porém, em relação ao conteúdo de sacarose, não existe diferença entre mel, açúcar refinado, mascavo ou orgânico. Todos eles têm quantidades de calorias similares e provocam ganho de peso.

A melhor saída é usar o bom senso e mudar os hábitos, optando por alimentos que contenham fibras, que aumentam a sensação de saciedade e são excelentes aliados para quem deseja controlar a fome – e a vontade de comer.

Limite diário recomendado pela American Heart Association: 

:: Mulher - 25g

:: Homem - 37g

E  açúcar que você não vê?

Veja o quanto há em cada alimento e compare com o limite diário recomendado:

: Refrigerante - 20g
:: Suco de laranja industrializado - 20g
: Iogurte adoçado - 12g
:: Ketchup - 4g
: Barra de chocolate (100g) - 48g
:: Chocolate em pó (uma colher de sopa) - 12g
 Sundae (um copo) - 48g
:: Leite condensado (100g) - 48g
: Biscoito recheado (100g) - 48g
:: Cereal matinal com açúcar (50g) - 8g
: Gelatina (100g): 20g
: Brigadeiro grande - 20g


Fonte: CADERNO VIDA ZH

8 RAZÕES PARA IR AO NUTRICIONISTA


Se você é daqueles que acreditam que a ajuda do nutricionista só é necessária para quem quer emagrecer, então está na hora de mudar de opinião. Uma alimentação adequada para o organismo traz tantos benefícios que, agora, até os planos de saúde são obrigados a disponibilizar um nutricionista em seus quadros de profissionais.

Cerca de 80% das doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), diabetes tipo II e 40% dos cânceres poderiam ser evitados a partir de uma dieta saudável, defende o Ministério da Saúde. Além de
eliminar os quilinhos a mais, seja a seguir ums lista de oito motivos para você ir correndo a um nutricionista.

1. De olho na saúde

Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e com uma variação de carboidratos, proteínas e minerais é capaz de diminuir o risco de infartos, de doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão, e até proteger contra o câncer. O nutricionista atua diretamente com a medicina preventiva através da alimentação. Se as pessoas tivessem o hábito e a preocupação de procurar um desses especialistas para montar um cardápio saudável, teríamos uma expectativa de vida cada vez maior.

2. Criança que come bem
Já pensou em levar seu filhote para uma consulta? Um nutricionista pode contribuir diretamente com o desenvolvimento do seu pequeno. Todas as fases da vida têm suas particularidades nutricionais que devem ser priorizadas, e na infância isso é muito forte. As necessidades de cálcio (que ajudam no desenvolvimento dos ossos e dos dentes), e o ferro (fundamental no combate da anemia) aliado a um bom cardápio, recheado de muitos nutrientes e minerais e sem excessos de gordura e açúcar, pode fazer toda a diferença quando o assunto é crescimento saudável.

3. De bem com a balança

Se o excesso de peso é o problema, o tratamento com um nutricionista pode eliminar a gordura extra e ensinar você a comer direito, ou seja, os quilos não voltam mais. Os maus hábitos alimentares geram milhões de pessoas com excesso de peso em limites perigosos e são a maior ameaça a saúde pública mundial. A obesidade  é considerada a doença do milênio, constituindo a principal casa de mortes evitáveis no mundo. O nutricionista é o profissional capacitado para fazer uma avaliação individualizada e recomendar a dieta ideal para cada caso, além de colaborar para sanar o problema da obesidade.

4. Gravidez saudável

Algumas fases da vida necessitam de orientação específica, como na gestação. O estado nutricional materno pode interferir no crescimento e desenvolvimento do feto. A adequação de nutrientes  e o ganho de peso adequado são fundamentais para uma evolução positiva da gestação, evitando o surgimento de doenças, como a obesidade, a diabetes gestacional e até problemas como a má formação do feto.

5. Energia a mil

Está se sentindo cansado ou sem pique para realizar as atividades do dia-a-dia? Dê uma boa olhada na geladeira, nos armários da cozinha e, por fim, no seu prato de comida. Uma simples garfada carrega a resposta para o desânimo, como uma quantidade certa de carboidratos, que, na dose adequada, não oferecem risco para a dieta. Através do equilíbrio da alimentação, o paciente torna-se uma pessoa mais produtiva no trabalho, com mais disposição para executar as tarefas cotidianas. A auto-estima também melhora a partir do alcance do peso
desejado. Isso acontece porque suprimos a falta de determinados nutrientes que deixa uma pessoa abatida.

6. Atividades físicas

Outro beneficio da nutrição está totalmente relacionado à prática de atividades físicas. O corpo colhe mais resultados quando há uma alimentação equilibrada em nutrientes e minerais e direcionada para cada pessoa. Praticantes de atividades físicas ou atletas conseguem atingir um melhor desempenho e condicionamento físico quando recebem orientação nutricional. Cada modalidade esportiva requer um programa individualizado, com o objetivo de suprir as necessidades calóricas e de nutrientes, visando sempre desempenho físico e manutenção da saúde.

7. Prazer em comer bem


Um nutricionista não proíbe nenhum alimento. O procedimento é indicar refeições saudáveis e que combinem com o perfil de cada paciente. O profissional serve como auxílio para as pessoas que desejam mudar o
comportamento alimentar e a visão que tem da comida. Tudo isso com o objetivo de tornar a alimentação um hábito saudável e prazeroso.

8. Terceira-idade tranquila
A terceira idade pode aproveitar ainda mais os benefícios de uma boa nutrição para melhorar a qualidade de vida. O idoso apresenta um quadro nutricional particular, e isso varia de acordo com a necessidade de cada um, que envolve não apenas hábitos, mas também peculiaridades orgânicas decorrentes do envelhecimento. O organismo
pode apresentar, por exemplo, grande necessidade de ferro ou de cálcio. O estado nutricional está intimamente ligado a sua sobrevida.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Atividade física + alimentação: O casamento perfeito


A atividade física e a alimentação saudável é a combinação perfeita para bons resultados, tanto no âmbito estético quanto na melhora da qualidade de vida de um indíviduo.

Engana-se quem acha que só praticar atividade física ou só aderir a uma reeducação alimentar já está fazendo o bastante. É claro que quando praticamos apenas um dos dois já estamos melhorando em 50% nossa forma de viver.

Quando nos alimentamos bem, temos todos os nutrientes necessários para um bom metabolismo orgânico (funcionamento do corpo) e estamos assim nos prevenindo de doenças oportunistas, doenças adquiridas de maus hábitos de vida alimentar. Mas ainda falta um algo a mais que é justamente a atividade física. É mais ou menos como uma obra com material de construção e sem pedreiros.

Quando praticamos atividade física, colocamos em movimentos todos os músculos de nosso corpo,
além de liberarmos substâncias de bem estar em nosso organismo e consequentemente melhorarmos nosso humor. 
Mas, se nossa alimentação ainda deixa a desejar, estaremos parecidos com a mesma obra citada anteriormente só que ao inverso, na qual temos os pedreiros mas, falta o material de construção.
Às vezes, nos preocupamos com o número de calorias que o alimento nos oferece e esquecemos de verificar o valor nutritivo do mesmo, pois a caloria oferecida por um carboidrato é melhor assimilada pelo organismo do que a caloria oferecida pelo álcool.
E aí deixamos de comer o macarrão do domingo mas, não deixamos de lado a cerveja. São exemplos simples como estes diariamente cometidos pela grande maioria da população.

Daí a necessidade de nos informarmos melhor antes de iniciarmos uma atividade física sem uma reeducação alimentar e vice-versa.
Mas, lembre-se: Consulte sempre um profissional qualificado para tirar suas dúvidas


WHEY PROTEIN - suplemento essencial -


Whey Protein é o Caminho. É um dos primeiros suplementos que você deve considerar quando iniciar um programa de fortalecimento muscular ou perda de gordura.

Li este post no blog da Dani Tamega e resolvi compartilhar aqui. Quem escreveu esse texto foi Jim Stoppani, que tem  doutorado em fisiologia do exercício e nutrição tem sido o consultor de saúde para algumas celebridades, como LL Cool J, Dr. Dre, 'The Rock' Dwayne Johnson, e muito mais.
WHEY
Proteína do soro de leite um "suplemento obrigatório" para quem quer construir  músculos, melhorar o desempenho, reduzir a gordura corporal e garantir saúde e bem estar.
É uma fonte de proteína de rápida absorção que garante adequado suporte muscular! Ótimo para qualquer hora do dia - especialmente pós-treino! 
Então, como ele funciona? Quanto é suficiente? Devo usá-lo?
Sim, é a resposta simples para a terceira questão. Os dois primeiros, no entanto, vai exigir algumas explicações. 
O que é o Whey? 
O Soro em si é extremamente comum. Na verdade, você provavelmente está usando a proteína de soro de leite desde a infância. Whey é realmente uma das duas proteínas encontradas no leite de vaca. Caseína representa cerca de 80% da proteína do leite  e o soro corresponde ao restante dos 20%.
Quem nunca abriu um pote de iogurte e encontrou um líquido claro flutuando em cima? Sim, isso é whey. Não vá tomar esse liquido, porque ainda não é a proteina que precisa. 
Uma vez que o soro foi extraído, isolado e filtrado,  removendo a gordura e o carboidrato. O que resta é a proteína que você ama. Então, quanto mais o whey é filtrado, mais puro a proteína se torna. A filtragem aumenta a qualidade da proteína.
Os tipos de Whey 
Existem basicamente três tipos, cada um reflete um grau diferente de filtragem e processamento. Desde o menor até o mais processado, os tipos de soro de leite são: concentrado, isolado e hidrolisado.
Concentrado - passa por um processamento mínimo. Como resultado, muitas vezes é muito mais barato que outras formas de whey, tornando-se uma boa opção para aqueles com um orçamento pequeno. É feito com processos de filtração suave conhecido como micro e ultrafiltração. Estes processos criam um suplemento que tem cerca de 70-80% de proteína, sendo o restante carboidrato e gordura.
Isolado - é feito com maior tempo de filtração e outro tipo de processamento, como cross-flow microfiltração ou de troca-iônica. 
Por causa do processamento adicional, whey protein isolado tem uma concentração superior a 95% de proteína. Isolado é, portanto, uma ótima opção para nós por causa da extrema redução na quantidade de carboidrato e gordura. Também é perfeito para pré e pós-treino, já que é digerido e absorvido muito rapidamente.
Hidrolisado - é altamente processado. Mais ​​do que os dois processos citados acima. Por isso, é muitas vezes o mais caro. É produzido por um processo chamado de hidrólise, que quebra as cadeias de proteínas do soro em fragmentos menores - peptídeos.
Hidrólise basicamente pré-digere as proteínas, o que facilita a utilização pelo músculo.  É a proteína ideal para os atletas.

Whey é um fantástico construtor de músculo por várias razões. O primeiro é sua rápida taxa de digestão. Quando ele passa pela garganta os aminoácidos se decompõem rapidamente e são absorvidos pela corrente sangüínea. O seu sangue, em seguida, escolta estes aminoácidos para o tecido muscular, onde agem na síntese proteica para reparar o musculatura.
O whey também aumenta o fluxo sanguíneo para o tecido muscular, que é outro segredo para o seu poder de síntese protéica. Esse aumento no fluxo sanguíneo aumenta o fornecimento de nutrientes, incluindo a glicose (energia), aminoácidos e oxigênio. Estes nutrientes ajudam no crescimento e recuperação muscular.
Você esta querendo saber como adicionar este pó milagroso na sua dieta?  
Os dois momentos mais importantes para consumir whey são 15-30 minutos antes de seus exercícios e  30 minutos após os treinos.
Proporcionando um fluxo rápido de aminoácidos para o tecido muscular antes, durante e imediatamente após o treinamento de resistência promovendo um máximo crescimento muscular.  Fontes alimentares de proteína, como peito de frango, ovos, peixe e carne não serão digeridos tão rapidamente para ser benéfico durante esses momentos críticos.
Antes do treino de peso,  cerca de 10-20 gramas para melhorar a força muscular, aumentar a resistência e diminuir a degradação muscular. Após os treinos, ir com 20-40 gramas para melhorar a recuperação muscular e aumentar a síntese proteica.
Você também deve considerar a 20-40 gramas, assim que sair da cama de manhã... Isto irá cessar a degradação muscular que ocorre como resultado de jejum durante a noite. Você também pode beber um shake de whey 20-40 gramas como um lanche entre as refeições para estimular o crescimento muscular e apoiar a perda de gordura.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Como deve ser a alimentação dos corredores?

Uma das modalidades esportivas que mais vem crescendo atualmente é a corrida de rua. Cada participante tem seus objetivos: recordes, superação pessoal, melhora na qualidade de vida, estética, etc. Seja ele qual for, o cuidado com a alimentação é fundamental para:
- Equilibrar as necessidades de energia (60-70% carboidratos, 10-15% proteínas e 20-25% lipídios) e de micronutrientes (vitaminas e minerais);
- Permitir uma recuperação eficiente;
- Maximizar o desempenho por funcionar como um recurso ergogênico natural; - Reduzir os malefícios causados pelos radicais livres; - Evitar a perda de massa magra, cãibras, lesões, hipoglicemia e fadiga precoce.


Quais são os cuidados nutricionais que os corredores precisam ter?
- Nunca praticar atividade física em jejum;
- Evitar consumir alimentos ricos em cafeína na refeição pré-treino (café, chá mate, chá preto, coca-cola) por serem diuréticos induzem a desidratação;
- Fazer uma refeição leve (1 hora a 40 minutos) antes da corrida;
- Optar por alimentos de baixo a moderado índice glicêmico antes da corrida. Ex: maçã, pêra, pães integrais, torradas e sucos naturais.
- Não ingerir alimentos ricos em proteína e gordura antes da corrida. Evite: queijos, carnes, leite, frituras.
- Manter uma boa hidratação consumindo cerca de 200 – 400ml de água entre 60 – 30 minutos antes da corrida;
- Evitar alimentos com excesso de fibras para prevenir uma distensão abdominal. - Na 1ª hora da corrida, o importante é se hidratar bebendo água a cada 20 min.
- Para exercícios com duração superior a 1 hora é necessário ingerir carboidratos a cada 30-40 min. que podem ser na forma de gel ou líquido. A quantidade é individualizada e deve ser orientada por um nutricionista).


ATENÇÃO!!! Após a corrida a alimentação é indispensável para evitar perdas de massa magra, otimizar a recuperação muscular e a reparação das reservas de glicogênio. Assim, tenha atenção às seguintes orientações:
- Fazer uma refeição nas primeiras 2 horas após a corrida com carboidratos de alto índice glicêmico (pão branco, mel, batata, arroz) associados às fontes de proteína (carnes magras, queijos). A quantidade indicada e se há ou não a necessidade de adicionar suplementos protéicos também varia de pessoa para pessoa. A hidratação também é importante - uma dica é verificar o peso antes e após a corrida e ingerir pelo menos 1 litro de água para cada quilo perdido.


Para orientações personalizadas, consulte um nutricionista esportivo.


Charline Tormen 
Nutricionista Esportiva, Estética e Reeducação Alimentar
contatos: (51) 9896-3310 / 3222-5709 (54) 9124-0490
email: charline.tormen@gmail.com